Forno Alegre é um apelido dado pelos porto alegrenses à Porto Alegre durante os dias quentes de verão. O problema não é apenas o calor, mas a umidade relativa do ar que aumenta a sensação térmica. O apelido foi reforçado pela menção da cidade no site AccuWeather como o local mais quente do planeta entre os dias 3 e 4 de fevereiro de 2010.
Na imagem anterior, Porto Alegre ensolarada em uma manhã quente. Às 15 horas, alguns termômetros marcavam entre 32° e 34° Celsius, como na fotografia abaixo, no cruzamento da Ipiranga com a Terceira Perimetral. Dentro do carro (sem ar condicionado) a sensação era de estar dentro de uma panela de pressão.
Um pouco antes das 17 horas na Aparício Borges, tempo se preparando para o temporal.
Muitos porto alegrenses procuram o litoral durante o verão. Nos finais de semana a cidade se transforma em uma cidade fantasma. Para quem fica resta o ar condicionado e o consolo de uma cidade mais tranquila. As praias da Orla do Guaíba são muito frequentadas pelas comunidades locais. As praias de água doce do Bairro de Ipanema e as praias do Lami (em Porto Alegre) e de Itapuã (em Viamão, na Região Metropolitana), são opções populares para quem fica.
A praia de água salgada mais próxima é o Balneário Pinhal, distante aproximadamente 100km de Porto Alegre. As praias mais importantes do Litoral Norte gaúcho, são Torres, Capão da Canoa, Atlântida, Imbé e Tramandaí. Estas alcançadas através da Free Way. A RS-040 liga a cidade à Cidreira, Pinhal e Quintão. Na foto a seguir, veículos trafegando na RS-040, sentido Porto Alegre-Litoral Norte. A imagem ainda apresenta uma miragem produzida pelas ondas de calor no asfalto, junto ao veículo no acostamento.
Referência:
Correio do Povo. Disponível em: <http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=94486>. Acesso em: 27jan.2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário