Porto Alegre tem uma grande colcha de retalhos prediais instalados nos bairros mais antigos, quem caminha pelo Centro Histórico, Cidade Baixa, Floresta e Moinhos de Vento, depara-se com a grande variedade de construções de diversas épocas. Historiadores e arquitetos sempre alertam sobre o fato de construções antigas serem menosprezadas e demolidas para a criação de novas obras. Entretanto, algumas edificações tem seu valor histórico resguardado por tombamentos e pela criação de áreas de interesses culturais. Apresento aqui um caso sobre o antigo sobrado do Beco 203.
A construção de 3 pavimentos fica grudada junto a um prédio de diversos andares, este apresenta até um certo grau de desproporcionalidade, tendo em vista o tamanho diminuto de seus vizinhos. A localização do terreno é quase na frente da antiga Faculdade de Medicina da UFRGS, sendo assim, fica perto da universidade, do Centro Histórico, da Cidade Baixa e da Redenção. Meu maior medo era que, com a possibilidade de venda, o prédio fosse simplesmente demolido para a criação de um novo empreendimento (já que o "grandalhão" teoricamente daria margem para a uma proposta desse tipo), mas consultando o preço, não parecia ser possível ter tal finalidade.
O único ponto que ainda pode ser tocado é que ele não está citado no inventário de áreas de interesse cultural da Prefeitura. Já que não possui tombamento e preservação, pode muito bem ser derrubado da noite para o dia. Cito esse caso lembrando o que aconteceu com o casarão demolido na Azenha citado o ano passado aqui no blog.
3 comentários:
Pois é, Jonas, passamos da hora de tomarmos como nossos estes prédios abandonados, podendo gerar perigo como cair um pedaço em algum pedestre.
Quando tivermos uma prefeitura forte, este ponto não ficará largado.
Ano que vem temos a chance de escolher nossos representantes, até lá...
Abraço!
old buildings in fact mark a city's past. for me, they should be conserved in every possible way.
happy weekend to you~
Hello gadisBunga!
In Porto Alegre there is a division of opinion among people who want to modernize the city and people who want to preserve the city.
I think it's possible to reconcile the two views, but it is always difficult to please everyone.
A great week for you!
Postar um comentário