10 de dez. de 2012

Como chegar ao Laçador

A estátua do Laçador é um dos cartões postais de Porto Alegre. O monumento é de autoria do escultor Antônio Caringi. O Laçador é o Símbolo Oficial de +Porto Alegre  e também tombado como patrimônio histórico de Porto Alegre. Ele se encontra no sítio O Laçador, junto à Avenida dos Estados, próximo ao número 747 (quase em frente ao Terminal 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre).

O Laçador
O Laçador

Acesso pela Estação Aeroporto

Apesar de se localizar bem próximo ao Aeroporto de Porto Alegre e à Estação Aeroporto da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (TRENSURB), se deslocar até o Laçador a pé destes locais poderá ser bastante cansativo. Usando o Google Maps, a distância entre a Estação Aeroporto e o Laçador chega a aproximadamente 654 metros ou 2145 pés (veja o trajeto na linha azul do mapa abaixo). A distância entre o Terminal 1 do Aeroporto e o Laçador é ainda maior.



Visualizar Sítio O Laçador, Porto Alegre, RS, República Federativa do Brasil em um mapa maior



Estando em Porto Alegre a negócios ou a passeio, a melhor forma de chegar ao Laçador é de táxi. O melhor horário para uma boa foto no local é no período da manhã, em função da posição do sol em relação à estátua.


Acesso por ônibus de Porto Alegre


Para quem já está em Porto Alegre o melhor é chegar ao local de ônibus usando as linhas: B09-1 Aeroporto/Iguatemi; B091-1 Aeroporto/Iguatemi/Anchieta; ou ainda a linha 702-1 Bairro Anchieta.

Não será difícil perceber quando o ônibus se aproxima do aeroporto. De qualquer forma, sente-se próximo ao cobrador e peça para avisá-lo(a) sobre a parada mais próxima da Estátua do Laçador, pois tanto a linha B091-1 quanto a linha 702-1 percorrem uma longa extensão até o Bairro Anchieta após passar pelo local.

A linha de ônibus B091-1 Aeroporto/Iguatemi/Anchieta cumpre um percurso bem amplo, cruzando por avenidas importantes da zona norte da cidade, tais como Avenida Assis Brasil, Avenida Dr. Nilo Peçanha, Avenida Protásio Alves e outras. Seu traçado lembra as linhas transversais da Carris (T1, T2, etc.), pois a linha B091-1 não passa pelo Centro da Cidade.



trajeto da linha de ônibus B091-1 Aeroporto/Iguatemi/Anchieta em Porto Alegre
Trajeto da linha de ônibus B091-1 Aeroporto/Iguatemi/Anchieta. Fonte: Google Maps


A linha de ônibus 702-1 Bairro Anchieta percorre toda a Avenida Farrapos. No final da Avenida Farrapos há uma curva à direita, onde é possível avistar a Estação Farrapos (à esquerda do ônibus). A seguir o veículo passará por baixo do Viaduto Leonel Brizola e a seguir já será possível avistar à direita o Aeroporto Salgado Filho. Neste ponto a qualquer momento o cobrador do ônibus deverá lhe informar sobre o local de descida.


Trajeto da linha de ônibus 702-1 Bairro Anchieta, Porto Alegre.
Trajeto da linha de ônibus 702-1 Bairro Anchieta. Fonte: Google Maps


Acesso por automóvel sentido Centro - Aeroporto

A outra opção é ir de carro, pela Avenida dos Estados (continuação da Avenida Farrapos, no sentido Centro - bairros). O Sítio O Laçador possui estacionamento gratuito.



Acesso por automóvel sentido BR-116 - Porto Alegre

Em direção ao Centro de Porto Alegre, passe pelo anel viário do Aeroporto e entre à esquerda, na Avenida Ceará, no cruzamento que se encontra abaixo do Viaduto Leonel Brizola (o primeiro viaduto após passar o aeroporto). Siga pela Avenida Ceará, passe pela Rua transversal Vinte e Cinco de Fevereiro. Entre à esquerda na Rua 18 de Novembro e dobre novamente à esquerda na Rua Edu Chaves. Siga até o final desta rua, no cruzamento com a Avenida dos Estados. Entre na Avenida dos Estados e tome a pista mais à direita, saindo da pista principal.

Um comentário:

Blog Vivendo Porto Alegre disse...

Junte-se ao Vivendo Porto Alegre no Facebook.