14 de mar. de 2011

Mais um dia de trote na UFRGS

Ano após ano, no início de cada semestre, Porto Alegre testemunha um rito de passagem: o trote nos calouros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os calouros (ou bixos) são pintados pelos estudantes veteranos.
O trote não é exatamente o mesmo em cada curso. No Centro de Estudantes Universitários de Engenharia (CEUE) já se usava em 2002 uma forma de trote alternativo. Naquele ano os bixos foram convidados pelos veteranos a pintar o CEUE. Mais tarde se popularizou o trote solidário, nos mesmos moldes do trote utilizado pelo CEUE.
Nada disso impedia, porém, de os bixos das engenharias serem levados na frente do prédio da Arquitetura para brincadeiras não muito convencionais, mostrando já ali que a disputa de mercado já começa nos primeiros dias de aula.
trote na UFRGS
Veteranos da Biblioteconomia aplicam a 'aula falsa', onde os bixos pensam que estão assistindo uma aula de uma disciplina, quando na verdade a aula é ministrada por um veterano. Outros veteranos, misturados aos bixos, encenam com o 'professor' a aula. No final, os bixos são informados que caíram em um trote.
O trote, na sua forma clássica, consiste basicamente em pintar os bixos e deixá-los em alguma esquina ou simplesmente vagando como almas perdidas. Nos dois casos os bixos devem arrecadar alguma quantia estipulada pelos veteranos, que será usada em uma festa onde bixos e veteranos participarão.
O importante é que o trote, como o que aconteceu hoje na Faculdade de Direito, deve ser sempre um momento de integração, alegria e respeito entre os colegas.

4 comentários:

Unknown disse...

Paz e bem !

Os bixo do Direito
foramà Faulcade de Educação
desprezar os aluno de lá?

Ou finalmente isto acabou?

Carlos Ribeiro disse...

Olá Eugenio!
Em primeiro lugar, é um prazer receber a sua visita e obrigado pelo comentário.
Não acompanhei todo o trote do Direito, mas devido aos excessos nos trotes o Ministério Público passou a acompanhar os trotes.
Desde então não tive mais notícias sobre problemas nos trotes.
Grande abraço!

Isabelle Ribeiro disse...

Oiii passei por um deles esses dias no centro, se eu soubesse tinha ajudado ;D

Carlos Ribeiro disse...

Oi Isaah, fiquei muito feliz com a tua visita e com teu comentário! Tinha muitos bixos no Centro essa semana.

Um ótimo final de semana pra ti.