30 de jul. de 2010

A movimentada rotatória da Cavalhada

Importante concentração de lojas de produtos e serviços de Porto Alegre, a rotatória das avenidas Otto Niemeyer e Cavalhada sempre apresenta um grande movimento.
Acima, Avenida Otto Niemeyer (junto à Rua Afonso Arinos), em direção à Avenida Wenceslau Escobar. Abaixo, Avenida da Cavalhada, em direção à Avenida Eduardo Prado.

Bairro Cristal

Calor em Porto Alegre. Na imagem abaixo, Avenida Icaraí, em direção à Avenida Wenceslau Escobar.
Veículo de tração animal (popularmente conhecida como carroça) entrando na Rua Coronel Claudino.

28 de jul. de 2010

Belo luar

Um belo luar no início de noite com tempo seco em Porto Alegre.

Pausa para o calor

Hoje foi um dia para deixar o casaco em casa. Dia quente para um dia de inverno. Confere a seguir as imagens do dia.
Acima, Rua Cristiano Fischer. Abaixo, Avenida Protásio Alves, perto do meio-dia.

27 de jul. de 2010

O suicídio da Pantera Cor-de-Rosa

Estava assistindo um dos filmes da série A Pantera Cor-de-Rosa, com o saudoso Peter Sellers, e me impressionei com a quantidade de cenas que apresentam pessoas fumando cigarros. Na década de sessenta o cigarro era um símbolo de charme e elegância, mas hoje as interações entre as pessoas e a informação se dão em níveis muito mais elevados. Hoje o conhecimento sobre os efeitos do cigarro são de conhecimento público.
descrição
Péssimo exemplo: fumar no trânsito
Nos dias atuais não há justificativas pela opção ao tabagismo. No entanto, 22,5% da população de Porto Alegre é fumante (dados do Ministério da Saúde, em estudo divulgado em 21 de junho deste ano). Mesmo em locais onde se privilegia o conhecimento e a educação, como em escolas e universidades, a prática do tabagismo é tolerada. Abaixo, alunos no intervalo em um tradicional colégio de ensino médio da Capital.
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha em dezembro de 2008 (encomendada pela Aliança de Controle do Tabagismo) concluiu que 28% dos jovens de Porto Alegre são fumantes. Em segundo lugar ficou São Paulo, com distantes 13%.
O percentual de jovens fumantes na cidade é tão significativa que já a algum tempo há uma campanha da rádio Pop Rock e da ULBRA TV focada sobre esta questão. Confere abaixo o vídeo da campanha "Não se Fume".
Lamentavelmente o fumo causa preocupações em outro aspecto da cadeia de consumo.  Há indícios de que o Tamaron (Methamidophos, um inseticida muito econômico utilizado nas lavouras de fumo, entre outras culturas) estimule o suicídio de trabalhadores rurais que manipulam o produto. A proibição deste produto está programada para 30 de junho de 2012.

Para saber mais:

26 de jul. de 2010

25 de jul. de 2010

24 de jul. de 2010

Um antigo Renault no Strip Center

Porto Alegre: O escudo no compartimento do estepe sugere um Renault, mas não consegui identificar o modelo do pequeno automóvel. Estava estacionado no Boulevard Strip Centrer, na Assis Brasil.
descrição
descrição
descrição
descrição

21 de jul. de 2010

Derrubando muros

Sábado, dia 17, às 9 horas, ocorreu a abertura do cruzamento entre a Rua Ramiro Barcelos com a Avenida Protásio Alves.


Ao que parece, taxistas pressionaram a Câmara de Vereadores, que por sua vez procuraram a Prefeitura, que finalmente acabou promovendo a alteração através da Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC (tudo em um processo de negociação que durou cinco anos).


A mudança, em caráter experimental, gerou polêmica e direito a enquete em rádio, com direito à participação do novo Diretor da EPTC (irritado com a enquete, sugerindo tratar-se a pesquisa de uma questão simplista).


A EPTC montou uma grande operação na região, com vários fiscais de trânsito (os azuizinhos), caveletes e tudo mais.


Muito barulho por tão pouco

Porto Alegre precisa de soluções definitivas. Abrir um cruzamento após ter sido fechado a quinze anos atrás é piada. O que dizer então daqueles que comemoraram a mudança? Tudo não passa de mais uma jogada política, tanto de quem é a favor quanto de quem é contra, pois nada melhor para quem é governo colocar azuizinhos zelosos orientando o trânsito. Visibilidade é importante para quem está na condição de administrador. Para quem não é governo, é ótimo ter o que criticar (ainda mais em período eleitoral).
A questão não é se o cruzamento deve se manter fechado ou deve ser aberto. A questão é: como enfrentar os problemas gerados pelo aumento expressivo de automóveis. Devemos continuar buscando ações paliativas ou encontrar soluções definitivas para os problemas da cidade?


Porto Alegre tem - ou tinha - o segundo maior índice de verticalização do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. A cidade possui, aproximadamente, um carro para cada dois habitantes. A matriz rodoviária é uma opção brasileira equivocada, mas parece que ao invés de tentarmos encontrar soluções, a cada ano nos abraçamos com maior intensidade a essa opção.


E a debutante Linha 2?

Não estou certo, mas pelo que me lembro não houve tanto barulho quando o Governo Federal declarou que não haveria tempo para construir a Linha 2 do metrô (tendo em vista a próxima Copa do Mundo), e que começá-la agora não seria interessante, pois causaria transtornos para a organização da Copa de 2014.

A Linha 2 é um projeto que já dura quinze anos. Por quinze anos nossas autoridades não foram capazes de colocar suas diferenças de lado e encaminhar uma alternativa ao esgotamento rodoviário. Como todos foram responsáveis pela morosidade no encaminhamento deste projeto (em maior ou menor grau, já que é uma questão que envolve Município, Estado e Governo Federal), e como não há mais oposição na América portuguesa, a notícia foi recebida com naturalidade.


Vou-me embora para Jacarta

Se o metrô é caro, o que tem a dizer as nossas respeitáveis autoridades sobre o aeromóvel? Tecnologia nacional; barata; rápida instalação; fácil ampliação (já que o sistema é modular); mínimo nível de intervenção na rotina da cidade; econômico; ambientalmente desejável; eficaz e seguro. Não tem, é claro, a mesma capacidade de carga efetiva do que o metrô, mas é uma ótima opção para Porto Alegre. Mas há quem prefira as linhas de ônibus transversais (T1, T2, ...) e circulares (C1, C2, ...).
Como vai o Aeromóvel? Muito bem, obrigado. Responderia qualquer cidadão de Jacarta. Em operação na Capital da Indonésia há mais de uma década, por aqui não passa de uma curiosidade para os turistas que visitam a Usina do Gazômetro. A invenção do gaúcho Oskar H.W. Coester jamais despertou o interesse das inúmeras autoridades que já governaram Porto Alegre. Talvez estejam esperando o trânsito de Porto Alegre chegar no nível de organização da Índia (sem querer ofender os indianos).


Os dois projetos existentes são da PUC/RS, que irá cruzar a Avenida Ipiranga e o da TRENSURB, que irá interligar o Aeroporto Salgado Filho com a Estação Aeroporto, da Linha 1.


Derrubando muros

Como pensar em ciclovias em um trânsito que ganha a cada dia mais e mais automóveis? Por que não pensar no Guaíba como uma alternativa de transporte? Não é apenas o Muro da Mauá que deve cair, mas também o nosso arquétipo sobre o transporte na Capital.

19 de jul. de 2010

E a chuva, quando pára?

Segundo a meteorologia, amanhã. Já chove há tanto tempo que começo a duvidar.
Imagino que apenas as árvores devem estar aproveitando este tempo (além dos vendedores de guarda-chuva).
Foto acima capturada aproximadamente às 14 horas na Rua Engenheiro Luiz Englert, próximo à Reitoria da UFRGS.

17 de jul. de 2010

Barba, cabelo e bigode


Frio e um ventinho pra embalar o chuvisqueiro na Avenida Antônio Carvalho, aproximadamente às 15 horas.

Tempo ruim até para o Bom Jesus

Sexta-feira, 16 de julho, na Protásio Alves, pouco após o intervalo do almoço.
Varredores executando serviço de limpeza em parada de ônibus: profissão sem prestígio, mas fundamental para Porto Alegre.
Para ver mais fotos do Bairro Bom Jesus, clica aqui.

16 de jul. de 2010

Olhos atentos

Cachorrinho acompanhando atentamente o movimento da Avenida Cristóvão Colombo, após ás 13h.
O pequeno estava em uma sacada, no segundo andar de um prédio próximo ao Shopping Total. Na foto abaixo, parecia olhar para a câmera.

15 de jul. de 2010

O melhor lugar (2)

Não importa se faz sol ou não, frio, calor ou chuva de granizo (bom... granizo?).
Dia ou noite, em um shopping ou em uma calçada qualquer, ... tudo o que importa é o calor do amor.

O melhor lugar (1)

Qual é o melhor lugar para se estar? Em um dia frio como o de hoje, onde até o sol ficou encoberto pelas pesadas nuvens à tarde, com certeza não é no terraço de um edifício.
Fazer o quê? Trabalho é trabalho. Pelo menos não ventou forte, como ocorrera nos outros dias.

13 de jul. de 2010

Parque Marinha do Brasil

Início de tarde, no Parque do Marinha.
No outro lado da Avenida Borges de Medeiros há uma grade área utilizada para eventos itinerantes, como o Park Tupã (em 2009 o Park Tupã estava instalado na Avenida Assis Brasil: veja as fotos).
brinquedo Evolution
Brinquedo Evolution do Park Tupã

Aproveitando o sol na Praça Itália

O relógio junto ao Shopping Praia de Belas, na Avenida Borges de Medeiros marcava 12°C, aproximadamente às 14h30min. Outro, próximo ao Gigante da Beira-Rio marcava 10°C. O vento piorava a sensação térmica.
Friozinho dos bons... daqueles em que todos procuram o sol.
descrição

10 de jul. de 2010

Guaíba em sábado nublado

Fotografias do Centro de Porto Alegre é interesse, mas acompanhar o movimento nas águas do Guaíba é uma perspectiva diferente. Confere a seguir uma tarde de sábado junto ao Cais do Porto.
Acima, preparativos da tripulação do Trevo Roxo para zarpar. Abaixo, navio da Marinha ancorado no Cais da Mauá.
Acima, tradicional passeio pelo arquipélago de ilhas do Guaíba no Cisne Branco. Abaixo, lancha aportando no Cais da Mauá.
Veja mais fotografias em Orla do Guaíba, no Vivendo Porto Alegre.