30 de mar. de 2011

Cotidiano

O blog Vivendo Porto Alegre apresenta uma série de cinco postagens sobre o cotidiano portoalegrense. Pessoas ocupadas desenvolvendo suas atividades diárias em locais de grande circulação de pessoas. Confere então a primeira série de fotos.
Pausa para o almoço
A correria do trabalho é quebrada pelo intervalo do almoço. Almoçar, ler um jornal, ou conversar com amigos para fugir (ou não) da rotina.
Arte de Edson
Trabalho minucioso cujas ferramentas são a criatividade, a técnica e a concentração.
Um dos seus belos trabalhos.

Confere outras fotos da rotina porto-alegrense:

A rotina na UFRGS

A rotina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS, envolve estudo, pesquisa, matar tempo esperando a próxima aula e perder tempo nas filas dos restaurantes universitários, os R.Us. Na imagem abaixo, estudante da UFRGS pesquisando em um dos laboratórios da FABICO, a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação.
Pesquisadores da Biologia estudando borboletas.
Guarda-volumes das bibliotecas setoriais: quem nunca esqueceu a porta do armário aberta?
Bibliotecas setoriais: local de estudo, pesquisa, ...
... e descanso. Muitos estudantes moram longe do Campus do Vale. Muitas vezes o intervalo entre uma cadeira e outra não é suficiente para voltar para casa. Às vezes este intervalo é desejável, pois muitos trabalham para manter seus gastos.
Vale 4
Outra forma de passar o tempo no Campus do Vale é jogar truco. Na imagem, alunos da Engenharia.
Esta mão não parece estar muito boa.
Olhando as cartas sem deixar que o adversário veja.
O blefe faz parte da estratégia.
Confere outras fotos da rotina porto-alegrense:

Diariamente no trânsito

Porto Alegre é uma cidade que cresceu desordenadamente, ao mesmo tempo em que foi vítima de uma opção brasileira pelo automóvel. Enquanto países desenvolvidos adotam eficientes sistemas de transportes públicos, tais como o sistema ferroviário, no Brasil as políticas protecionistas e de incentivo à indústria do automóvel são constantes.


Muitas vezes o prazer de passear em um parque é interrompido por buzinas, freadas bruscas, poluentes no ar, sem mencionar a árdua dificuldade em encontrar um local para estacionar.


As políticas de incentivo têm estimulado a indústria das motocicletas. Até a pouco tempo atrás um grande número de motociclistas se arriscavam entre automóveis em um trânsito já saturado. Pressionados pelo tempo e pela necessidade de ganhar dinheiro, motoboys cometiam infrações de trânsito com frequência, como ignorar o sinal vermelho. No entanto, o crescente número de óbitos e mutilações no trânsito têm alterado em parte o comportamento destes profissionais, como na imagem abaixo, onde o motoboy aguarda o sinal verde.


Em horários de maior movimento basta uma pane mecânica para formar centenas de metros de congestionamentos. O motorista do automóvel da imagem abaixo tentou empurrar ao máximo o seu veículo para não atrapalhar o trânsito. Por sorte a pane não ocorreu dentro do horário de maior movimento do trânsito.

Pane na Avenida Ipiranga, próximo ao Planetário

Mesmo na Avenida Ipiranga (que liga a zona leste ao Centro), este tipo de problema provavelmente ocasionará um engarrafamento. Em avenidas com duas pistas, como a Avenida Protásio Alves, Assis Brasil e Antônio de Carvalho, a possibilidade de engarrafamento é maior. Na Avenida Bento Gonçalves, especialmente entre o acesso ao Campus do Vale da UFRGS e a Avenida Senador Salgado Filho (RS 040, em Viamão), no cruzamento com a Avenida Liberdade, costuma-se perder 10 minutos para cada quilômetro percorrido, entre 6:50 e 7:45 (sentido Viamão-Porto Alegre).

Em alguns pontos da cidade, como nas imediações do túnel e elevada da Conceição, o trânsito costuma ser ainda mais caótico. Outros pontos críticos são as imediações da Estação Rodoviária de Porto Alegre e a Avenida Bento Gonçalves (no acesso ao Município de Viamão e também junto à Avenida Antônio de Carvalho).


Os ônibus são a melhor opção de deslocamento na cidade. No entanto, as maiores reclamações de muitas pessoas que não usam o sistema com frequência é a inexistência de indicações nas paradas sobre destinos, itinerários e horários dos ônibus. Estas informações geralmente se encontram afixadas no interior dos veículos, especificamente nos vidros dos ônibus. Além disso, em muitas linhas de ônibus em direção às periferias (especialmente as linhas intermunicipais) há superlotação nos horários de maior movimento, assaltos, cobranças indevidas de passagens (em Porto Alegre a passagem é unificada, ao contrário de municípios vizinhos como Viamão) e problemas no atendimento.

Em relação aos profissionais que trabalham no transporte coletivo (motoristas e cobradores), a pressão diária em trabalhar em um trânsito agressivo resulta em uma forte pressão sobre estes trabalhadores. Algumas empresas de ônibus descontam do salário dos motoristas toda a vez que um espelho de um ônibus é quebrado, por exemplo. Para evitar que isso aconteça (uma vez que há uma quantidade muito grande de árvores na cidade), os veículos acabam ocupando duas pistas (nas vias onde não há pista exclusiva para ônibus, como na Avenida Ipiranga). Como resultado os ônibus acabam prejudicando o já saturado fluxo de automóveis, principalmente nos horários de maior tráfego na cidade. Na imagem abaixo, um exemplo de uma avenida com pista exclusiva para ônibus: a Avenida Osvaldo Aranha.


Porto Alegre começa a se preocupar em desenvolver sistemas alternativos de mobilidade, como ciclovias. No entanto, as medidas que apontam para esta alternativa ainda são paliativas, algumas vezes com muitas críticas pelos movimentos de ciclistas na cidade.


A parcela mais frágil deste sistema é, sem dúvida, os pedestres. Faixas de segurança no geral não são respeitadas, e atravessar uma rua pode ser um verdadeiro desafio.



Confere outras fotos da rotina portoalegrense:
O dia-a-dia no Parque.
A natureza e sua rotina.

O dia-a-dia no Parque

O Parque Farroupilha recebe visitantes durante toda a semana. A Redenção é um dos lugares preferidos pelos porto-alegrenses para a prática de esportes.
Paixão nacional
É claro que no país do futebol não poderia faltar talento com a bola.
Pausa para o almoço
Porto-alegrenses que moram e/ou trabalham nas proximidades do Parque da Redenção aproveitam o intervalo do almoço para caminhar, ou correr alguns minutos.
Floco de neve
Dar uma volta com o seu animal de estimação na Redenção é uma bela forma de relaxar para enfrentar a rotina após o intervalo do almoço. Belos cães são avistados pelo parque e redondezas. Esta fêmea da raça Akita despertava a atenção por onde passava pela sua beleza.
O Chimarrão, uma herança dos índios guaranis, é uma infusão de uma erva com propriedades diuréticas em um porongo, é uma grande pedida para aproveitar a Redenção.
Que tal conferir fotos da Natureza e sua rotina?

A natureza e sua rotina

Trabalhar, estudar, ir ao médico ou fazer compras. Nossa soberania sobre o planeta é exercida de forma ritmada, nublando as nossas atenções para o cotidiano de pequenos seres que coabitam Porto Alegre.
Um besouro rinoceronte (com muita pressa) no Parque da Redenção, em Porto Alegre.
Borboleta procurando alimento no Campus do Vale da UFRGS.
Trabalho coletivo: formigas e sua notável organização social.

28 de mar. de 2011

Chuvisqueiro e desordem

Chuva, como sempre, é sinônimo de caos nas horas de maior fluxo de veículos em Porto Alegre. Momentos antes desta foto uma pedestre imprudentemente tentou atravessar a Avenida Ipiranga, no cruzamento com a Rua Ramiro Barcelos, bem em frente ao Planetário. Por muito pouco não foi atropelada.
Trânsito em Porto Alegre: veículos congestionam cruzamento entre a Avenida Ipiranga com a Rua Ramiro Barcelos em manhã chuvosa.

Nem todos quiseram comemorar

No dia em que Porto Alegre completava 239 anos (26 de março), o clima não estava muito festivo. Tempo nublado e com leve chuvisqueiro. Pena. A cidade merecia um belo dia de sol e céu azul para comemorar o seu dia.
A foto apresenta um dia com nuvens pesadas e um leve chuvisqueiro. Pedestres atravessam a avenida Bento Gonçalves sobre a faixa de pedestres, em Porto Alegre. Algumas pessoas estão com guarda-chuvas.
Na imagem acima, pedestres atravessando a Avenida Bento Gonçalves, em direção ao Carrefour, na Zona Leste da Capital.
.

25 de mar. de 2011

Vivendo Porto Alegre

Um ano Vivendo Porto Alegre! É difícil escrever sobre o primeiro aniversário do blog sem mencionar algumas fotos e postagens que se destacaram pelo contexto que as criaram. Fotografar Porto Alegre é viver uma nova história todo o dia! A história de algumas destas postagens tu confere agora.
O outro lado do Morro Santana (postagem de 01/04/10)
O local onde capturei as imagens exigiu muito da minha capacidade de orientação e da minha memória. Eu já tinha trilhado uma vez o Morro Santana, na Zona Leste de Porto Alegre. Mas naquela oportunidade estava acompanhado por outros estudantes da UFRGS. Estávamos em quatro e cada um levou dois litros de água em suas mochilas.
Estando acompanhado, não me preocupei tanto com pontos de referência. A região possui muitas trilhas e não sabia se lembraria do caminho, principalmente por fazer muito tempo desde a primeira incursão. Na foto anterior, uma Benq DC640 posicionada sobre um tripé, com disparo programado.
Era uma sexta-feira, perto do meio-dia. A Praia de Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, esbanjava tranquilidade. Era como estar de férias... Foi um lindo dia para fotografar!
Nas alturas (postagem de 09/06/10)
Não é sempre que se consegue uma oportunidade para fotografar um lugar comum, mas com uma outra perspectiva. Esta foto no Centro Histórico de Porto Alegre foi uma das poucas fotografias que puderam ser usadas no blog. A máquina fotográfica produziu imagens ruins em quase todas as fotos. Infelizmente, estava na hora de providenciar um novo equipamento. A sucessora da Benq DC640 chegaria apenas no início de julho: uma Fujifilm Finepix S1800.
Vila Assunção (postagem de 13/07/10)
A bela Vila Assunção, na Zona Sul de Porto Alegre, sempre proporciona belas imagens. Mas não foram elas que fizeram desta postagem "especial". Logo após fotografar a paisagem abaixo, fui cercado por vários cachorros abandonados na região. Caminhei muito naquele dia. Acredito que eu tenha passado por algum local e tenha ficado com algum feromônio impregnado na barra da minha calça, ou algo assim.
Voltando ao cerco, os cachorros latiam com muita agressividade a uma distância de um metro, talvez dois metros. Precisei manter a calma, pois sentia que o maior deles queria me morder: se um deles me atacasse, é provável que os outros iriam me atacar, também.
Preocupado apenas com os cães, esqueci completamente onde estava e fui surpreendido pela buzina de um automóvel: eu estava andando de costas em direção ao carro. Embora o veículo estivesse trafegando em uma velocidade segura, a Avenida Guaíba possui um traçado com algumas curvas, e eu estava próximo a uma destas curvas. Se o carro estivesse em uma velocidade maior, poderia ter sido atropelado.
Bem-vinda, Isabela! (postagem de 02/07/10)
A proposta do blog Vivendo Porto Alegre não é a de um diário pessoal, com verbos conjugados na primeira pessoa, mas há momentos em que não se consegue fugir de uma postagem com um conteúdo mais pessoal. A postagem sobre o nascimento de Isabela caracteriza bem estes momentos. Na foto abaixo, o momento mais importante da minha vida, ao lado da minha esposa e da minha princesinha!
O Solitário Pescador (postagem de 08/09/2010)
Porto Alegre é uma cidade de contrastes. Esta postagem revela esta face da Capital do Rio Grande do Sul: os homens do jet ski mantinham sua atenção no grande contingente de porto alegrenses que caminhavam pela orla do Guaíba, ou que assistiam a chegada do por do sol. O pescador, no entanto, se preocupava apenas em pegar um peixe com a sua rede, o que finalmente acabou acontecendo depois de muito tempo.
Desfile Cívico-Militar (postagem de 21/09/10)
O Patrão Velho foi generoso e o belo dia ensolarado contribuiu para deixar o feriado de 20 de setembro ainda mais animado, em Porto Alegre. Milhares de pessoas compareceram às margens do Guaíba para prestigiar o grande evento dos gaúchos. A primeira parte do Desfile Farroupilha foi o Desfile Cívico-Militar. Logo a seguir os cavalarianos dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e piquetes tomaram conta da orla do Guaíba. Graças à duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, era possível assistir o Desfile Cívico-Militar a partir de uma perspectiva diferente.
Making of: Ed Napoli - Somehow (postagem de 10/10/10)
Às vezes é preciso correr atrás de uma postagem; às vezes a sorte nos oferece uma de presente. Foi o que aconteceu na gravação do clip Somehow, de Ed Napoli. Estava com o amigo Darci na Casa de Cultura Mário Quintana em função de um trabalho para a UFRGS, quando o colega percebe o set de gravação e me pergunta se não quero ir lá fotografar para o blog.
Sinceramente hesitei no início, pois não queria atrapalhar o trabalho da equipe. Felizmente, o fotógrafo que iria capturar imagens para o making of iria apenas à tarde. Fui convidado pela produção do clip para fazer as fotos naquele momento.
Lançamento da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre (postagem de 20/10/10)
Participar do lançamento oficial de um evento da importância da feira do livro foi uma experiência marcante. Principalmente por ter tido a oportunidade de conhecer o grande Paixão Côrtes, patrono da 56ª edição da Feira do Livro.
Foi interessante também observar o comportamento das equipes de jornalismo responsáveis pela cobertura. Algumas chegaram cedo, como eu. As equipes das redes de emissoras de TV com menor audiência demonstravam um bom relacionamento profissional entre si. Dividiram mesas e conversavam alegremente.
A equipe de um importante grupo de comunicação chegou praticamente no horário previsto para o início da solenidade. Como os melhores lugares estavam ocupados, foi obrigada a arrumar uma mesa distante do palco. A equipe desta grande emissora ficou isolada.
Os primeiros a se posicionarem foram os câmeras. Quando iniciou a solenidade, fotógrafos transitavam em torno do palco. Na hora da entrevista (foto acima) todos os repórteres das emissoras menores criaram uma espécie de linha em torno do entrevistado, deixando a repórter da empresa jornalítica líder com dificuldades para se posicionar junto ao entrevistado.
Apenas uma repórter de uma destas emissoras pequenas fazia as perguntas. A repórter da empresa líder tentava fazer perguntas ao Paixão Côrtes, mas não tinha a agressividade (=postura pró-ativa) necessária para se impor frente a outra jornalista.
No final, a jornalista da empresa líder se retirou da entrevista coletiva e teve que esperar o final da coletiva para entrevistar o Patrono da 56ª edição.
Cosplay: cultura e arte (postagem de 12/12/10)
As postagens dos eventos do mundo geek foram uma das mais animadas neste primeiro ano de existência do blog Vivendo Porto Alegre. Cosplayers por toda a parte esbanjando muita criatividade em suas interpretações!
A memória nas ruas - Alzira Freitas Tacques (postagem de 26/02/10)
Porto Alegre (assim como em inúmeras outras cidades), homenageia pessoas que, de uma forma ou de outra, prestaram algum serviço relevante para a cidade. No entanto, com o tempo muitas delas acabam no esquecimento. Muitas vezes nem ao menos sabemos a origem dos nomes das nossas ruas, praças e bairros. Através desta postagem pude conhecer um pouco do trabalho desta grande poetisa, que atendendo ao convite de Lydia Moschetti, participou de uma reunião juntamente com outras poetisas e escritoras. Preocupadas em estabelecer um novo paradigma, rediscutindo o papel da mulher na sociedade, fundaram a Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul (ALF).
A criação da ALF não foi bem vista por alguns setores da sociedade porto alegrense: os membros da Academia Riograndense de Letras negaram-se a comparecer à solenidade de fundação da ALF. A relação entre as duas academias só melhoraria meses depois através de um jantar.
Assim como esta história, muitas outras se escondem nas ruas, avenidas, praças e parques de Porto Alegre.
Passeio em família (postagem de 01/03/11)
Todos os dias em Porto Alegre, várias famílias têm ideias semelhantes para quebrar o cotidiano. Esta postagem registra um dia em que muitas famílias resolveram curtir uma tarde em família no Jardim Botânico.
Falando em família, a blogosfera também é uma grande família. Durante o primeiro ano de existência do Vivendo Porto Alegre, muitas pessoas passaram pelo blog (confere os relatórios do primeiro ano do blog). Um blog é - entre outras coisas - um espaço de convivência e construção colaborativa. Graças à grande rede mundial de blogs, conhecemos pessoas do mundo inteiro. Passamos a conhecer um pouco da vida destas pessoas. Sentimos sua falta. Através desta interação transformamos grandes distâncias em grandes hiperligações. A todos vocês, muito obrigado pela companhia!