3 de abr. de 2010

Um parque, duas cidades

Qual o maior parque de Porto Alegre? Parque Farroupilha ou Parque Maurício Sirotsky Sobrinho? Será o Parque Marinha do Brasil? Com certeza não é nenhum deles. O maior Parque de Porto Alegre é o Parque Saint Hilaire, com 11,80km². Deste total, 9,40km² são destinados à preservação permanente, enquanto os outros 2,40km² são destinados ao lazer. Para se ter uma ideia, o Parque Farroupilha possui 0,37km², o Central Park, em Nova York, possui uma área total de 8,43km². O Parque do Ibirapuera, em São Paulo, possui 1,60km². O Bois de Boulogne (Bosque de Bolonha), em Paris, tem 8,46km².
No entanto, as comparações param por aí: obviamente Porto Alegre não tem um orçamento do nível de São Paulo, sem falar em Nova York ou Paris. Isso se reflete na estrutura do Parque, mas fundamentalmente na questão da segurança. Frequentadores experientes sabem que é altamente desaconselhável penetrar na mata ou na barragem. Apesar das limitações, o Parque oferece aproximadamente 100 churrasqueiras, muitos quiosques, campos de futebol, canchas de boxa, quadras de vôlei, playgrounds, pistas de aeromodelismo e patinação, recanto das artes marciais e amplo espaço para estacionamento.
A maior parte dessa estrutura está concentrada próxima à entrada do Parque, junto à administração do complexo, portanto, muito mais seguro do que as áreas de preservação ou próximas à barragem. Uma iniciativa interessante por parte do poder público seria manter um posto avançado da Brigada Militar no Parque, com pelo menos uma viatura.
Seu acesso é possível pela RS-040, próximo à parada 38, em Viamão. Em outras palavras, é distante 17km do Centro de Porto Alegre. A questão do acesso do Parque por Viamão talvez seja a grande responsável por uma confusão muito comum: poucos porto-alegrenses sabem da sua existência; muitos viamonenses acreditam que o Parque pertença ao Município de Viamão. Na Wikipédia procurando por Viamão é possível  encontrar uma menção ao Parque, mas realizando a pesquisa por Porto Alegre, até há pouco tempo ele não se encontrava relacionado no item 'Parques e outras áreas públicas'. O próprio Google Maps informa a área administrativa do parque como "Viamópolis, Viamão - RS, Brasil". Viamópolis é o quarto distrito do Município de Viamão.
Embora seja administrado por Porto Alegre, o Parque recebe muito mais viamonenses do que porto-alegrenses.
Falando no Saint Hilaire, o movimento no Parque hoje à tarde estava muito fraco. Talvez pelo mau tempo que se formava. Enfim, confere abaixo um pouco do que é o Saint Hilaire.
Parque Saint Hilaire
Parque Saint Hilaire
Parque Saint Hilaire
Parque Saint Hilaire

2 comentários:

Todos Na Luta disse...

Carlos, como já disse antes, sou iniciante e doravante seguidor constante do teu blog, motivo pelo qual o comentário só vai hoje, quase quatro meses após tua postagem. Realmente é muito bonito este parque, pena que Porto Alegre parece rejeitá-lo, poderia muito bem patrocinar eventos no local, talvez algo ligado ao tradicionalismo, para atrair visitantes e desenvolve-lo melhor, é mesmo uma pena! Quem sabe no futuro. A COPA E OS TURISTAS VEM AÍ!!! Parabens pela lembrança do Parque e pelas bonitas fotos.

Carlos Ribeiro disse...

Olá, Luiz!
Comentários são bem vindos em todas as postagens, independente da data das mesmas. Concordo contigo, o Saint Hilaire tem potencial para atividades culturais, esportivas, além do turismo, como tu mencionastes.
Forte abraço!