28 de abr. de 2011

Monumento a Júlio de Castilhos

Creio que desde meus 6 anos, quando em um passeio da 1ªsérie, eu conheci a Praça da Matriz, não me esqueci mais do Monumento a Júlio de Castilhos.

Ótimo lugar para um mate, que tal?


Tálvez pelo poderio de seu tamanho, ou pela riqueza de detalhes (que sequer sabia o que significava), mas este monumento foi, desde então, fo meu alvo de visitação e recordação do Centro Histórico de Porto Alegre.

Mas, ao que vemos nela hoje, sou um dos poucos que a admiram. Pois seu estado de pichação e limpeza é lástimável. E o agravante está em sua localização: Frente á Catedral Metropolitana, Palácio Piratini, Assembléia Legislativa, Theatro São Pedro, Palácio da Justiça e Palácio do Ministério Público.

"Em casa de ferreiro, o espeto é de pau?"

Parece que o dito popular é verdadeiro quando percebemos que em pleno Centro Cultural e Administrativo da capital, não existe segurança para um monumento, o que dirá para os seus 1,5 milhão de habitantes da capital?

Ainda me pergunto, porque não temos nada de projetos em relação aos monumentos, além de "restaurar" (os danificados)?

2 comentários:

uncle gedek disse...

love to see the Monumento in a closer shot / detail...

Carlos Ribeiro disse...

Hello gedek!
You might want to< click here to see the monument in a close shot .
Best wishes