20 de abr. de 2011

Novo Colaborador: Jonas

Sempre é bom ter uma pequena história:
Conheço o Vivendo em Porto Alegre desde o ano passado, nem lembro mais como o descobri, só sei que no meio do semestre (2010/1) já tinha avistado algumas pessoas na FABICO com os já clássicos marcadores de texto com a propaganda do blog. Acompanhava as postagens com uma frequência irregular durante alguns meses, o que era terrível, já que o Carlos criava dezenas de atualizações. Ficava impressionado com o empenho e dedicação com o sítio digital, mas eu tinha a seguinte pergunta: quem seria esse tal de Carlos que vive divulgando seu blog pela UFRGS?
Agora passe dois semestres, provas, trabalhos horríveis, férias e caímos em 2011...
A cadeira de Introdução à Fotografia é uma das mais desejadas dentro da FABICO. Alunos de semestres avançados tentam ingressar, mas acabam esbarrando em turmas lotadas e com vagas preferenciais para os cursos de comunicação e Arquivologia (sou da Biblioteconomia). Quando estava na fatídica escolha de disciplinas para o semestre 2011/1, me deparei com uma turma sábado pela manhã com a respectiva eletiva, marquei-a “no escuro” sem muitas esperanças, mas, para minha total felicidade, fui aceito.
No primeiro sábado que tive aula a professora já adiantava o fato que, por causa da quantidade de câmeras, teríamos que formar trios nas tomadas fotográficas externas. O grande problema é que não conhecia ninguém da turma, já que ela era composta praticamente por alunos da Arquivologia. Ao final do encontro apareceu um cara perguntando se eu era “da biblio também”, confirmei e logo me questionou se gostaria de montar o grupo fotográfico com ele e mais outro colega, aceitei. Ele anotou seu e-mail em um cartão e me passou, peguei e guardei dentro da mochila, já que estava com pressa.
Chego em casa e vou consultar o e-mail do colega da cadeira de fotografia, quando olho aparece lá bem grande: Vivendo em Porto Alegre. Olho no verso o e-mail e descubro que era o tal do Carlos Ribeiro. Uma semana depois eu falo com ele, mas já me identificando como autor do ArquivoPOA. Fiquei muito feliz em saber que lembrava-se do meu blog. Muito engraçado isso, tínhamos até comentários entre as páginas virtuais, mas nem sabíamos sobre "a cara" de cada um. Trocamos diversas idéias sobre a blogosfera e fotografia, até que, com o passar dos tempos, ele me apresenta o convite de ser colaborador do Vivendo, e aqui está o resultado...
***
Bom, pretendo trazer aqui posts na linha do trabalho que o Carlos já apresenta para seus leitores, com todo aquele caráter documental da contemporaneidade do povo que habita a nossa querida cidade. Penso muito em arquivos voltados para as modificações urbanísticas (principalmente as “silenciosas”) que estão sendo aplicadas diariamente. Também devo, como morador, trazer conteúdo sobre a zona sul da capital.
Espero apresentar um material interessante para os leitores cultivados ao longo do tempo pelo Carlos e contribuir na construção de um arquivo digital interessante, relevante e crítico sobre Porto Alegre.
Jonas J. Atarão

4 comentários:

Rodrigo disse...

Seja bem vindo, Jonas!

Já conheço o teu trabalho no ArquivoPoa há algum tempo, e agora será ótimo poder dividir posts contigo!

Parabéns!

Carlos Ribeiro disse...

Seja muito bem vindo Jonas!!

Cadu disse...

afu meu ta crescendo
abraços

Carlos Ribeiro disse...

Grande abraço Cadu!