30 de abr. de 2011

Oi, cadê minha reposição?

Funcionários terceirizados da Oi entraram em greve nesta sexta-feira. Em todo o Rio Grande do Sul, aproximadamente 2500 trabalhadores aderiram à greve. Serviços de manutenção e ampliação da rede telefônica estarão paralisados até o final da greve.
Talvez tudo tenha começado no final de março, dia 26, quando funcionários da empresa ETE juntamente com o SINTTEL/RS protestaram contra a decisão da Oi de trocar a sua fornecedora de manutenção de redes externas: a cearense RM Engenharia assumiria o lugar da ETE. Ao todo, 3,3mil funcionários migraram da ETE para a RM.
Talvez tudo tenha começado com a entrada da Portugal Telecom como acionista na Oi, em uma manobra para garantir a permanência da companhia portuguesa no Brasil. Desde 2010 a Oi promoveu uma reestruturação na terceirização de serviços: a manutenção de redes externas em toda a área de atuação da companhia telefônica ficou restrita a três empresas.
Em meio a tudo isso, funcionários reclamam reposição salarial de 10% para compensar a falta de reajustes salariais no últimos dois anos. A RM Engenharia propõe 4,3%.
Entre outras reivindicações, o sindicato denuncia a falta de cumprimento da norma NR 10 que estabelece os requisitos e as condições mínimas de segurança e saúde dos trabalhadores que trabalham em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
O ponto alto da manifestação foi em frente ao edifício da Oi, na antiga sede da Companhia Rio-Grandense de Telecomunicações (CRT), na Avenida Borges de Medeiros, esquina com a Avenida Senador Salgado Filho, no Centro Histórico de Porto Alegre.
 A manifestação contou com aproximadamente duzentos veículos, atraindo a atenção dos porto-alegrenses.

REFERÊNCIAS
ClicRBS. Disponível em: <http://zerohora.clicrbs.com.br/>. Acesso em: 30 abr. 2011.
Rádio Uirapuru. Disponível em: <http://www.rduirapuru.com.br/>. Acesso em: 30 abr.2011.
Revista Época. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/>. Acesso em: 30 abr. 2011.
SINTTEL/RS. Disponível em: <http://sinttelrs.org.br/>. Acesso em: 30 abr. 2011.
UOL. Disponível em: <http://computerworld.uol.com.br/>. Acesso em: 30 abr. 2011.
____. Disponível em: <http://tecnologia.uol.com.br/>. Acesso em: 30 abr. 2011.

Nenhum comentário: